Tema: Não minta, a verdade aparecerá, um dia... (texto bíblico Salmos 4:2)

"Filhos dos homens, até quando convertereis a minha glória em infâmia? Até quando amareis a vaidade e buscareis a mentira?" (Salmos 4:2).


Meus amados leitores e irmãos em Cristo, independentemente, da sua religião ou crença;não importa: não minta, a verdade aparecerá, um dia...

Hoje, eu estava pensando no meu pai. Ele convivia com 09 (nove) mulheres, diariamente; a esposa e oito filhas. Contudo, o que mais me admirava nele era a liberdade e confiança que dava a cada uma. Recordo, que dentro das nossas poucas possibilidades financeiras, nós "viajávamos" sozinhas, desde cedo para a casa de nossas colegas. Claro que eram pequenas distâncias, cidadezinhas próximas como Canguaretama, Natal, Goianinha, Arês. Todas no Rio Grande do Norte, mesmo.

Entretanto, meu pai nunca cansava de repetir: podem sair para onde quiserem, mas cuidado com o comportamento e se realmente, vão para onde dizem, porque se alguma coisa acontecer com vocês e, se tiverem mentido, vai ser difícil encontrá-las, portanto, no dia que perderem a minha confiança, não sairão mais. E completava: entenderam!

Eu morria de medo de mentir para meus pais. Eu os amava tanto, que só em pensar em o quanto os magoaria se mentisse, já chorava. Na verdade, eu era muito chorona, tanto que meus irmãos "enchiam meu saco".

O que quero dizer mesmo é o seguinte: o texto bíblico citado é bem claro, não há nem necessidade de explicações. Quero, apenas registrar que quando convivemos muito tempo com alguém, ou seja, quando há qualquer tipo de relacionamento entre as pessoas, que seja fraternal, maternal, amoroso, amigável ou qualquer outro, passa-se a ter uma certa intimidade entre as pessoas de tal forma que, se alguém começa a mentir, o outro já percebe. Porém o difícil é ter que conviver com pessoas mentirosas e, por mais que as amemos, sentimos vergonha de "abrir o jogo" e dizermos na cara dos nossos amigos que sim, sabemos que estamos sendo enganados, que ele/ela mente. E mentem tão descaradamente, que chegam a acreditar que o outro não percebe: pura ilusão! Quando amamos nossos companheiros, nossos amigos, nossos filhos, nossa família verdadeiramente, sabemos apenas pelos gestos, atitudes perceber os indícios da mentira.

Portanto, não minta. Tudo se resolve mais facilmente, quando somos autênticos. E de bônus agradamos ao nosso Deus.

Fiquem com Deus!

Comentários

Postagens mais visitadas