Tem pão velho?

Tem pão velho?
17/10/2002 22:37


    Vou contar um fato corriqueiro, que, inesperadamente, me
    trouxe uma grande lição de vida.
    Era um fim de tarde de sábado. Eu estava molhando o
    jardim da minha casa, quando fui interpelada por um
    garotinho com pouco mais de 9 anos, dizendo:
    - Dona, tem pão velho?
    Essa coisa de pedir pão velho sempre me incomodou desde
    criança.
    Olhei para aquele menino tão nostálgico e perguntei:
    - Onde você mora?
    - Depois do zoológico.
    - Bem longe, hein?
    - É... mas eu tenho que pedir as coisas para comer.
    - Você está na escola?
    - Não. Minha mãe não pode comprar material.
    - Seu pai mora com vocês?
    - Ele sumiu.
    E o papo prosseguiu, até que disse:
    - Vou buscar o pão. Serve pão novo?
    - Não precisa, não. A senhora já conversou comigo, isso
    é suficiente.
    Esta resposta caiu em mim como um raio. Tive a sensação
    de ter absorvido toda a solidão e a falta de amor
    daquela criança, daquele menino de apenas 9 anos, já sem
    sonhos, sem brinquedos, sem comida, sem escola e tão
    necessitado de um papo, de uma conversa amiga.

    Caros amigos, quantas lições podemos tirar desta
    resposta:
    "Não precisa, não. A senhora já conversou comigo, isso é
    suficiente!"
    Que poder mágico tem o gesto de falar e ouvir com amor!
    Alguns anos já se passaram e continuam pedindo "pão
    velho" na minha casa...
    e eu dando "pão novo", mas procurando antes compartilhar
    o pão das pequenas conversas, o pão dos gestos que
    acolhem e promovem.
    Este pão de amor não fica velho, porque é fabricado no
    coração de quem acredita Naquele que disse: "Eu sou o
    pão da vida!"

    Verifique quantas pessoas talvez estejam esperando só
    uma palavra sua...

    (Antônio Maia)

    Comentários

    Postagens mais visitadas