Caracterização das classes gramaticais

01. SUBSTANTIVO - nomeia os seres. Ex.: carro.
02. ADJETIVO - qualifica ou caracteriza os seres. Ex.: feliz (o homem é feliz).
03. ARTIGO - define ou indefine os seres. Ex.: o, um (o carro/um carro)
04. PRONOME - substitui ou acompanha o nome, indicando uma das três pessoas gramaticais. Ex.: eu, aquele, quem (Eu te amo/aquele é meu namorado/quem é você).
05. NUMERAL - quantifica os seres ou designa a ordem numérica. Ex.: dois, triplo, terceiro (Ela tem dois sapatos/ele deu um salto triplo/eu vou para o terceiro andar).
06. VERBO - indica processo (ação, estado ou fenômeno). Ex.: fazer, ficar, chover (hoje faz dois dias que você chegou/eu fiquei triste/ choveu muito).
07. ADVÉRBIO - exprime circunstância. Ex.: hoje, muito, diariamente(ele chega, hoje/gosto muito de você/penso em você,diariamente).
08. PREPOSIÇÃO - relaciona palavras. Ex.: de, para, com (cocada de coco/fomos para a praia/Ele veio com ela).
09. CONJUNÇÃO - relaciona orações. Ex.: que, mas, e  (é disso que eu gosto/amo você, mas não te quero/fui ao supermercado e a padaria).
10. INTERJEIÇÃO - expressa sentimentos, emoções ou representa um chamamento. Ex.: ah! oxalá!(ah, como te odeio!/oxalá, se ele voltasse!).

(fonte: GRAMÁTICA - teoria & exercícios - João Domingues Maia, 4a- esdição, ed. ática.)

OBS: em breve postarei breve resumo sobre cada classe gramatical.

Comentários

Postagens mais visitadas