ASSUNTO: RESENHAS (Fonte: Retirado de lendo.org e www.portalvillanews.blogspot.com.br/Flor de Maio)

ASSUNTO: RESENHAS (Fonte: Retirado de lendo.org)

Como um gênero textual, uma resenha nada mais é que um texto em forma de síntese que expressa a opinião do autor sobre um determinado assunto.
Como uma síntese, a resenha deve ir direto ao ponto, mesclando momentos de pura descrição com momentos de crítica direta. O resenhista que conseguir equilibrar perfeitamente esses dois pontos terá escrito a resenha ideal.
No entanto, sendo um gênero necessariamente breve, é perigoso recorrermos ao erro de sermos superficiais demais. Nosso texto precisa mostrar ao leitor as principais características do fato cultural, sejam elas boas ou ruins, mas sem esquecer-se de argumentar em determinados pontos e nunca usar expressões como “Eu gostei” ou “Eu não gostei”.
Tipos de Resenha
 Há alguns tipos de resenhas. A mais conhecida delas é a resenha acadêmica, que apresenta moldes bastante rígidos, responsáveis pela padronização dos textos científicos. Ela, por sua vez, também se subdivide em resenha crítica, resenha descritiva e resenha temática.
Na resenha acadêmica crítica, os nove passos a seguir formam um guia ideal para uma produção completa:
1. Identifique a obra: coloque os dados bibliográficos essenciais do livro ou artigo que você vai resenhar;
2.  Apresente a obra: situe o leitor descrevendo em poucas linhas todo o conteúdo do texto a ser resenhado;
3. Descreva a estrutura: fale sobre a divisão em capítulos, em seções, sobre o foco narrativo ou até, de forma sutil, o número de páginas do texto completo;
4. Descreva o conteúdo: Aqui sim, utilize de 3 a 5 parágrafos para resumir claramente o texto resenhado;
5. Analise de forma crítica: Nessa parte, e apenas nessa parte, você vai dar sua opinião. 6. Argumente baseando-se em teorias de outros autores, fazendo comparações ou até mesmo utilizando-se de explicações que foram dadas em aula. É difícil encontrarmos resenhas que utilizam mais de 3 parágrafos para isso, porém não há um limite estabelecido. Dê asas ao seu senso crítico.
7. Recomende a obra: Você já leu, já resumiu e já deu sua opinião, agora é hora de analisar para quem o texto realmente é útil (se for útil para alguém). Utilize elementos sociais ou pedagógicos, baseie-se na idade, na escolaridade, na renda etc.
8. Identifique o autor: Cuidado! Aqui você fala quem é o autor da obra que foi resenhada e não do autor da resenha (no caso, você). Fale brevemente da vida e de algumas outras obras do escritor ou pesquisador.
9. Assine e identifique-se: Agora sim. No último parágrafo você escreve seu nome e fala algo como “Acadêmico do Curso de Letras da Universidade de Caxias do Sul (UCS)”

Na resenha acadêmica descritiva, os passos são exatamente os mesmos, excluindo-se o passo de número 5. Como o próprio nome já diz, a resenha descritiva apenas descreve, não expõe a opinião do resenhista.


Resenha acadêmica temática - Como fazer?

§     Não se restringe a uma só obra e/ou a um só autor. Pode envolver  vários textos-base, uma vez que desenvolve um tema.
§     Pode apresentar a evolução de determinado conceito em um único autor (por exemplo, podemos construir uma resenha temática com o propósito de demonstrar como a noção de cultura evoluiu nas obras do autor X);
§     Pode apresentar e comparar  posicionamentos de diferentes autores sobre um mesmo tema (por exemplo, podemos construir uma resenha temática com o propósito de demonstrar como os autores  X, Y e Z definem cultura).
§     Nas práticas de produção de textos acadêmicos, a resenha temática é muito utilizada, uma vez que pode compor a fundamentação teórica de projetos ou relatórios de pesquisa, artigos acadêmico-científicos, monografias, teses, dissertações ou outros gêneros do discurso acadêmico, em que se discutem os pressupostos teóricos que serão utilizados.
§     Na composição da resenha, é preciso ter cuidado com os modos de fazer referência ao discurso do outro. Vejamos alguns exemplos:
No entendimento de Machado (2003) /De acordo com Machado (2003)/ Segundo Machado (2003)....
Nas últimas décadas tem havido crescente interesse pelo estudo de gêneros (cf. MARCUSCHI, 2002, MACHADO, 2003, BONINI, 2001).
Motta-Roth (2002) discute a função social da resenha.
§     Outro cuidado importante diz respeito à escolha de verbos que atribuem atos de atos de linguagem ao autor do texto-base (a escolha de determinados verbos evidencia que o aluno-retextualizador conseguiu inferir as ações discursivas realizadas pelo autor do texto-base). Exs.:definir, descrever, discutir, confrontar, abordar, etc.
§     Também o uso de modalizadores é importante na construção do discurso acadêmico. Exemplos:
“Esta pesquisa parece demonstrar”...
“Nosso trabalho busca oferecer algumas contribuições”...
§        
§     Vejamos um quadro adaptado de Carvalho (2005), que sintetiza o processo de composição de uma resenha temática

Etapa 1: leitura e estudo dos textos-base
Etapa 2: Produção da resenha temática
a) Leitura e compreensão de diferentes textos-base
1) Planejamento
      a) comparação das idéias discutidas nos textos-base, com o agrupamento das concordâncias e das discordâncias;
      b) articulação do que foi levantado para a constituição do novo texto – a resenha temática.
b) Identificação dos pontos principais de cada  um a partir dos objetivos de leitura
2) Redação 
   a) apresentação e contextualização do tema (com ênfase na sua relevância e pertinência); 
 b) dados breves sobre cada autor e sua obra ou dados sobre cada obra (quando se tratar de uma resenha sobre idéias de um mesmo autor);  
c) apresentação das idéias de cada autor (ou texto);   d) articulação entre as idéias dos diferentes autores (ou textos).
3) Revisão

Fonte: CARVALHO, E. M. et alli. Português Instrumental: produção de texto acadêmico. São Paulo: PUC - SP, 2005.

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