Língua e Linguagem

Norma culta

Toda linguagem é estruturada. Há interações entre o que age e suas ações, e seus modificadores. A estrutura formada por estas interações é chamada gramática. Toda linguagem tem uma gramática e o seu falante segue suas regras mesmo não estando atento a elas.A gramática dá sentido à linguagem. Ela nos informa quem é o que age e quem está sofrendo a ação. A norma culta não tem a obrigatoriedade de seguir a gramática da língua, apenas tem a obrigação de ser elegante, clara, coerente e concisa. Dessa forma, ela pode adaptar a regra a essas qualidades.

Níveis da linguagem

1. Informal ou coloquial - usado mais comumente em conversa entre amigos, conhecidos mais íntimos; foge às formalidades e aos requintes gramaticais. É utilizado nas conversas  despretensiosas, principalmente por pessoas que conhecem a gramática, mas utilizam um registro menos formal.

2. Formal ou culto - tem por base a norma culta, forma linguística utilizada pelo segmento mais culto e influente de uma sociedade. Sua utilidade se ver na escola, prestando serviço à sociedade, colaborando na educação e nas ocasiões formais.

3. Literário - compreende a língua literária com direito aos seus recursos estilísticos individuais individuais ou de época. Isso faz com que possa ou não obedecer aos ditames gramaticais. Pode usar e abusar de figuras de linguagem.

4. Gíria - constitui uma variante informal de pouco prestígio; é espontânea, descontraída e tem por objetivo a comunicação mais rápida e descontraída.

5. Regional - é o conjunto do léxico próprio a determinada região.

6. Técnico-científica ou jargão - linguagem burocrática e profissional, aproxima-se do nível culto.

Fonte: Apostila do CDF - colégio e curso.

Tarefinha: Pesquise sobre a linguagem Verbal e Não verbal.

Comentários

Postagens mais visitadas