Os casais heterossexuais também fazem parte do grupo de risco -AIDS

Fui assinante por muitos  anos da Revista Veja. Lembro-me, claramente, de uma reportagem de capa, especial que a revista lançou alguns anos atrás. Ela tratava, exclusivamente, de depoimentos verdadeiros e corajosos de esposas que só descobriram que eram portadoras do vírus do HIV, após a morte de seus cônjuges.

Na época, fiquei chocada e indignada com a falta de caráter desses maridos, porque após analisar os casos citados, inferi que a maior tristeza das esposas, em questão, não era estarem contaminadas, mas sim, terem sido traídas duas vezes pelos seus maridos. Ficava claro o sentimento de desgosto e angústia nos depoimentos dessas mulheres, que confiavam "cegamente" em seus companheiros.

Eu, particularmente, fiquei indignada com o assunto ora tratado: não conseguia entender o porquê de se esconder de alguém com quem se firma uma aliança de respeito, uma formação de família, uma promessa de vida e, no momento em que, faz-se necessário "provar" que há um mínimo de respeito no relacionamento, esconde-se um fato tão relevante para a vida a dois.

Por isso, ao ler e refletir sobre todos os depoimentos fiquei com a seguinte sensação: não dar para confiar mesmo no ser humano, no homem, generalizando o termo. Daí me veio a mente o  seguinte versículo bíblico: Salmos 118;8, que diz que devemos pôr nossa confiança SOMENTE EM DEUS.

Entretanto, algo mais me entristeceu: a mentira. Todos aqueles maridos haviam mentido para suas esposas. Não tiveram nem a dignidade de informarem seu estado de saúde, nem mesmo para proteger as vidas das suas esposas, que sim, morreriam mais rápido do que imaginaram, um dia, já que o tratamento anos atrás, não era tão eficaz quanto atualmente.

Portanto, quero deixar aqui um alerta aos casais, independentemente de serem héteros ou homossexuais: sejam honestos consigo mesmo e principalmente, com a pessoa que você diz amar; diga a verdade e "passem" juntos por essa descoberta tão angustiante, pois isso só irá mostrar a grandeza do seu amor para com o seu (sua) companheiro(a).

Sejam felizes!

Atualizando:
Se desejarem mais informações recentes sobre a AIDS, vocês podem adquirir  a revista SAÚDE É VITAL, que trata do assunto na reportagem de título " Relato Íntimo da AIDS - Histórias e lições de quem convive com o HIV", out/2015. Baseada no livro recém-lançado Histórias da Aids (ed..Autêntica), do infectologista Artur Timermam e da jornalista Naiara Magalhães.


Resumo da Reportagem;
1. Não há idade para pegar.
2. Não é preciso ficar doente para fazer o teste
3. Não dar para confiar na aparência Física.
4. Não é um atestado de óbito.
5. Não é o centro d vida do soropositivo.
6. Não há mais grupos de risco, só que...há anos que as relações heterossexuais são a principal forma de transmissão do vírus..

Comentários

Postagens mais visitadas