ESTUDO BÍBLICO (POR: MARIA DA LUZ DE LIMA SANTOS - TEXTO: Mateus 17: 14 – 23

TEMA: DEPRESSÃO, LOUCURA, ANSIEDADE.
14  E, quando chegaram à multidão, aproximou-se lhe um homem, pondo-se de joelhos diante dele, e dizendo:
15  Senhor, tem misericórdia de meu filho, que é lunático e sofre muito; pois muitas vezes cai no fogo, e muitas vezes na água;
16  E trouxe-o aos teus discípulos; e não puderam curá-lo.
17  E Jesus, respondendo, disse: Ó geração incrédula e perversa! Até quando estarei eu convosco, e até quando vos sofrerei? Trazei-o aqui.
18  E, repreendeu Jesus o demônio, que saiu dele, e desde aquela hora o menino sarou.
19  Então os discípulos, aproximando-se de Jesus em particular, disseram: Por que não pudemos nós expulsá-lo?
20  E Jesus lhes disse: Por causa de vossa pouca fé; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível.
21  Mas esta casta de demônios não se expulsa senão pela oração e pelo jejum.
22  Ora, achando-se eles na Galileia, disse-lhes Jesus: O Filho do homem será entregue nas mãos dos homens;
23  E matá-lo-ão, e ao terceiro dia ressuscitará. E eles se entristeceram muito”..
INTRODUÇÃO.
1.     Jamais chame qualquer pessoa de “louco”, “doido”, “abestalhado”, “bobo”, “idiota” ou qualquer outro sinônimo semelhante, pois quando você diz isso, simplesmente amaldiçoa a pessoa.
2.     Quando pensar em xingar alguém de louco, mesmo que essa pessoa tenha crises nervosas, pense antes, no sofrimento dessa pessoa e de toda a sua família e amigos.
3. Pense no caso de Nabucodonosor, que “enlouqueceu”, chegando a comer esterco (conhecendo um pouquinho da história de Nabucodonosor).
Nabucodonosor II ou Nebucadrezar ( 632 a.C.- 562 a.C.) é o filho e sucessor do Rei Nabopolasar, que fundou o segundo império babilônico (ou caldeu), sobre as ruínas do Império Assírio. Seu nome em hebraico, nebukadrezzar, é a transliteração do acadiano, Nabu-cudurri-utsur, que talvez significa “Nabu (deus) protegeu os direitos de sucessão ou minha herança”. No latim temos Nabukodenesor. Deste vem o nome em português. Houve dois reis babilônicos com esse nome: Nabucodonosor I, que reinou entre 1146 e 1123 a.C.; e Nabucodonosor II, a figura mais famosa, que é mencionado na bíblia, que reinou de 604 a 562 a.
Durante o reinado de Nabucodonosor, que durou de 604 a.C. a 562 a.C., o Segundo Império Babilônico viveu o seu período mais glorioso. Deu continuidade à época de prosperidade e hegemonia babilônicas.
Nabucodonosor II expandiu seu império, conquistando boa parte da Cilícia, Síria, Fenícia e Judeia. Líder militar de grande energia e crueldade, aniquilou os fenícios, derrotou os egípcios e obteve a hegemonia no Oriente Médio.

Investindo pesado no seu exército, lutou por mais de trinta anos para conquistar os territórios da Assíria, Fenícia, parte da Arábia, Palestina, Síria e Elam, tornando-se a maior liderança do Oriente Médio da Antiguidade.

Em 604 a.C, ele começou a receber tributos da Síria, Damasco, Tiro e Sidom. Jeoaquim, rei de Judá, foi seu vassalo por três anos (II Rs 24:1; Jr 25:1). Em 599 a.C Nabucodonosor derrotou as tribos árabes de Quedar e do leste do rio Jordão (Jr 49: 28 – 33).

Em 598 a.C. conquistou Jerusalém e e levou em cativeiro um grande número de seus habitantes ( II Reis cap. 25 e Daniel cap. 1).

Entre os anos 587 a.C. e 586 a.C., os exércitos de Nabucodonosor destruíram Jerusalém. Tanto as muralhas da cidade quanto o Templo foram destruídos. O resto da cidade ficou em ruínas durante pouco mais de um século. Os sobreviventes são conduzidos para Babilônia.
Nabucodonosor faleceu em 562 a.C.. Foi sucedido pelo seu filho Evil-Merodaque. O Segundo Império Babilônico não sobreviveu por muito tempo à morte de Nabucodonosor, sendo conquistado em 539 a.C. pelo rei persa Ciro.

Fontes: Meionorte.com / Info Escola / Wikipédia / Grupo Escolar / Portal São Francisco / Blog História Crítica / Passeiweb / Infopédia/Universodahistoria.blogspot.com.br
CONSIDERAÇÕES SOBRE O TEXTO:
1.       Nos versículos 14 a 16, nota-se o desespero do pai ao presenciar diariamente o sofrimento do filho por ser “lunático”, outro termo para os acessos de loucura e, o sofrimento do próprio filho, conforme o versículo 15. Nesse mesmo versículo, percebe-se o constante cuidado do pai para com o filho, pois ele sabe quando o filho se machuca.
2.       Nos versículos 14 e 16, o pai do rapaz doente, dirige-se diretamente a Jesus.
3.       No versículo 17, 19 e 20, Jesus desabafa sobre seus discípulos e as pessoas em geral.
4.       No versículo 18, Jesus expulsa o demônio e sara o menino.
5.       No versículo 21, Jesus explica o porquê de ter conseguido expulsar o curar o menino e deixa explícito, que se os discípulos estivessem em constante “oração e jejum”, assim como Ele, teriam curado o menino.
6.       Nos versículos 22 e 23, mostra o contexto, espaço físico e cidade na qual eles estavam, como também,  Jesus comunica a Pedro, Tiago e a João, seu irmão, sobre sua morte e ressurreição (ver Mt. 17:1).
CONCLUSÃO
Para enfrentarmos Satanás, nós temos que nos revestir  do poder do Espírito Santo e para isso, precisamos estar em constante comunhão com o senhor  Jesus.
QUE A PAZ DO SENHOR JESUS ESTEJA COM TODOS VÓS.

(fonte: Bíblia, tradução de João Ferreira de Almeida – ed. Revista e Corrigida, 2007, Geográfica editora).

Comentários

Postagens mais visitadas