TRABALHO ACADÊMICO DE PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
CURSO: LETRAS LICENCIATURA PLENA

1. Escolha três entre os Filósofos que na sua opinião, contribuíram para a definição ou o desenvolvimento da PSICOLOGIA FILOSÓFICA. Justifique a sua escolha.

TALES DE MILETO (640 A 584 aC) - Considero-o importante porque foi ele o primeiro filósofo grego. Para ele os elementos eram mutáveis, e não estáticos no tempo, no universo. Daí o ciclo: vapor, chuva, rio, mar, terra.

PLATÃO (427 A 347 aC) - Considerava que o homem nascia com ideias inatas, assim sendo, não era como um simples disco, no qual poder-se-ia gravar informações. Foi o primeiro a usar o dualismo Mente/Matéria. Foi importante, porque baseados em suas teorias muitos filósofos aprofundaram estudos sobre a capacidade do homem de criar e recriar.

ARISTÓTELES (384 A 322 aC) - Considerava que todo conhecimento provém da experiência (memória, como ênfase) e tentava levar seus discípulos a raciocinar sobre suas próprias opiniões. Utilizou, portanto, o método da introspecção, no qual o indivíduo se auto-analisa, procurando respostas dentro de si. Sua contribuição foi imensa para a Psicologia, já que muitos estudiosos buscaram subsídios em suas teorias filosóficas.

2. Podemos dizer que as ideias de Descartes estimularam a fase Pré-científica da Psicologia, enquanto que WUNDT marcou a fase realmente científica. Explique esta diferença.

DESCARTES marcou a fase Pré-científica porque desenvolveu a "dúvida metódica", criando grande discursão sobre o poder dos dogmatismo das igrejas e também abalando o poder dos reis. Contribuiu também, com a sua Teoria Mecanicista. Mostrava o ser humano como capaz de RACIOCINAR, RECORDAR, MEMORIZAR E PENSAR. Despertou assim, nos estudiosos da época o interesse pelo homem em si, principalmente dentro do universo. Destacou-se portanto, como filósofo dentro da Idade Moderna (séc. XV ao XVIII). Era preciso estudar o homem.

WUNDT, deu início a Psicologia Científica, porque voltou-se para estudar o homem experimentalmente, fundando assim em 1979, em Leipsg, na Alemanha, o primeiro Laboratório de Psicologia. Essa contribuição foi o marco para a expansão dos estudos psicológicos científicos em todo o mundo. Tornou-se a Psicologia uma ciência , pois podia ser medida em laboratórios, ou seja; podiá-se estudar os homens e animais, experimentalmente.

3. Mostre uma das  diferenças essências entre as Escolas BEHAVIORISTA E GESTALTISTA.

Os Behavioristas eram Empiristas. Acreditavam poder controlar as reações do homem, inclusive moldá=los, de maneira a terem total domínio sobre eles: as reações do homem. Já os Gestaltistas eram racionalistas. Estes não aceitavam as ideias dos Behavioristas, porque não viam o homem como um simples robô, que podia ser manipulado sem reagir.

Comentários

Postagens mais visitadas