TRABALHO ACADÊMICO DE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE.

1. Estabeleça diferenças entre:
1.1. Aprendizagem e Desempenho.

Aprendizagem não é uma variável observável, enquanto que o Desempenho é observável, e também, é o meio de se "medir" a própria Aprendizagem.

1.2. Aprendizagem e desenvolvimento.

Aprendizagem é o que se adquire todos os dias no decorrer da vida, já o Desenvolvimento é a capacidade individual, que cada indivíduo tem de apreender essas experiências da vida.

1.3. Aprendizagem e Maturação.

Aprendizagem é capacidade que o homem tem de assimilar novos conhecimentos, sendo esses duradouros, e aos quais recorrem-se no momento em que precisá-se deles. Enquanto que a Maturação é um processo fisiológico interno, que se desenvolve à medida que o organismo da espécie se desenvolve, ou seja; aprender a engatinhar e depois a andar (no caso da espécie humana) não é ensinado, simplesmente acontece no momento em que o organismo determina.

2. Estabeleça comparações entre as posições Empirista, Nativista e Interacionista no tocante ao processo de aquisição do conhecimento.

Os Empiristas veem o processo de aquisição do conhecimento como uma "nova" descoberta, isto é, o conhecimento como produto das experiências. Já os Nativistas, consideram que é um processo natural que acontece independente de ensinamentos, isto é, inato. Consideram que o homem já nasce com uma bagagem e que, essa bagagem dará as coordenadas para a aquisição do conhecimento ou da aprendizagem. Quanto aos interacionistas, consideram que o processo de aquisição do conhecimento é interno ao organismo - funções orgânicas que se desenvolvem no interior do homem e que, tanto a herança genética quanto o meio têm influências na aquisição do conhecimento.

3. Faça uma síntese dos aspectos principais da Abordagem Tradicional, no trabalho docente.

Na Abordagem Tradicional o professor é tido como um ser superior, que possui às informações as quais serão transmitidas ao ser subordinado; o aluno. O aluno é visto como uma "tábua rasa" (Educação Bancária), desprovida de conhecimentos, na qual deve-se "gravar' as informações, de forma que ele venha a obter, futuramente, uma posição social que será consequência dos conhecimentos-informações adquiridos na escola. Não existe, nesta abordagem, uma interação entre Professor-Aluno. Pelo contrário, é evidente a distância que os divide, já que o professor é tido como autoridade máxima dentro da sala de aula.

4. Como você vê a Abordagem Comportamentalista

Considero a Abordagem Comportamentalista  ideal se comparada com a Abordagem Tradicional, porque nessa abordagem , o professor procura conhecer o comportamento do aluno, e a partir dai planejar como atingir o ponto máximo de sua capacidade. Nessa abordagem existe uma relação estreita-uma interação entre Professor-Aluno, de maneira que, o aluno tem liberdade de diálogo com o professor e este, através desse relacionamento pode descobrir os pontos nos quais pode atuar frente ao aluno para desenvolver neste um desempenho máximo e consequentemente, maximizar a aprendizagem do mesmo.

Mesmo os Comportamentalistas sendo Empiristas (behavioristas), são mais justos em relação aos alunos, embora considerem o homem um produto do meio, e até certo ponto determinem regras, mas mesmo assim, prefiro os Comportamentalistas aos Tradiciionalistas.







Comentários

Postagens mais visitadas