ABÓBORA (cucurbita pepo, L.).

FONTE:  As Ortaliças na Medicina Natural – Alfons Balbach e Dniel S. f. Borim, 2ª. Edição, Edições Vida Plena, pgs. 23 a29.

A abóbora, também chamada jerimum no Norte e Nordeste de nosso País (Brasil), é um vegetal da família das Cucurbitáceas, que se destaca sobretudo por sua riqueza em pró-vitamina A e pelo seu conteúdo em fósforo, cálcio e ferro.
“Segundo investigações do Dro. Lakovsky, de  Kiev, o purê de abóbora exerce ação diurética bastante acentuada nas enfermidades renais e mesmo nas inflamações graves, crônicas dos rins. O referido clínco observou que, sob influência desse vegetal, aumentava a quantidade de urina eliminada, bem como a proporção das matérias sólidas contidas na mesma, ao mesmo tempo em que os edemas ou inchaços diminuíam e cabavam desaparecen do, e a reação da urina se tornava alcalina.” – Dr Teófilo L. Ochoa.
Resumo das Utilidades Medicinais:
Anemia e Debilidade Geral: tostar as sementes de abóbora. Ingerir 20 a 40 destas semen tes   juntamete com as refeições.
Antraz e Furúnculos: aplicar localmente, na forma de Cataplasma, a polpa de abóbora, crua ou cozida.
Artritismo e Reumatismo: incluir liberalmente a abóbora na alimentação, na forma mais simples e natural possível. Fazer refeições em que a abóbora cozida e as saladas cruas sejam os únicos alimentos.
Bronquite:  50 g de semente descascadas, moer com 20 g de mel e misturar com uns  80 gramas de água. Tomar várias colheres de sopa ao dia.

Tônico para o cérebro: incluir liberalmente abóbora na alimentação. Usar também as sementes da abóbora tostadas.

Constipação Intetinal e Prisão de Ventre: recomenda-se comer quantidade liberal de abóbora juntamente com um pouco de farelo de trigo.

Diaréia, Disenteria e Malária: triturar e ferver os Pendúculos (1). Para meio litro deste chá, acrescentar uma colher de sopa de tremoços (2) moídos. Coar e tomar morno, às colheradas.
Nota:
(1) Pêndulos são as Hastes de uma flor ou de um fruto.
(2) O tremoço é uma leguminosa da mesma família da ervilha e da fava e bastante rico nutricionalmente: possui três vezes mais proteínas e duas vezes mais fósforo do que o leite de vaca, uma quantidade elevada de cálcio, vitaminas E e do complexo B, fósforo, potássio, ácidos gordos insaturados (ómega 3 e 6), ferro e fibras.
 Fonte: www.google.com.br


Comentários

Postagens mais visitadas